5 dicas para elaborar seu planejamento financeiro


Contar com um bom planejamento financeiro é um dos pilares para que qualquer empresa possa se manter no mercado em atividade e em pleno crescimento. Além disso, precisamos lembrar que sem ele não será possível tomar decisões acertadas e sólidas.

No artigo de hoje trazemos cinco dicas especiais para você monitorar e desenvolver um bom planejamento financeiro para sua empresa. Confira!

1. Corte de gastos

O corte de gastos desnecessários precisa estar no topo da lista. Por menores que eles sejam, no futuro podem representar uma fatia significativa. Outro aspecto interessante quando falamos sobre cortar gastos é analisar corretamente cada caso.

Muitas vezes, dizemos que não podemos cortar nada, pois tudo é essencial. Uma análise atenta, na maior parte dos casos, revela que a coisa não era como estávamos pensando.

2. Contrate um especialista

Contratar um especialista na área é mais do que recomendado especialmente quando a empresa não tem o hábito de fazer o planejamento. Por menor que seja o negócio, começar da maneira errada dará mais problemas do que solução. Por isso, em caso de qualquer dúvida, um especialista é sempre a melhor alternativa.

3. Reservas para emergências e investimentos

Não basta apenas ter como retirar o pró-labore e ter verba para cobrir os custos operacionais do negócio. É necessário que o empreendedor crie um planejamento para o orçamento futuro. Entre os pontos mais importantes que devem ser considerados podemos destacar: fundo de reservas para emergências e verbas para investimentos futuros.

4. Acompanhe os indicadores

Algumas empresas, especialmente as menores, não costumam analisar muito esse ponto. Mas, fazer o planejamento considerando taxas de juros e índices de inflação fará toda a diferença para os projetos. Além disso, criar o hábito de fazer esse acompanhamento ajuda a avaliar se o momento é certo ou não para ampliar o negócio.

5. Software de gestão

Usar um software de gestão de ponta e completo é uma das melhores maneiras para quem quer começar a realizar o planejamento financeiro da empresa. Um bom exemplo, é o software de gestão DotumCloud. Com essa ferramenta o empreendedor terá formas efetivas de fazer o acompanhamento de gastos, eliminar desperdícios, acompanhar o faturamento e criar relatórios concisos para a tomada de decisões. Para conhecer o DotumCloud clique aqui e faça seu teste grátis.

Dica extra: Para começar a fazer um planejamento financeiro precisaremos de um orçamento anual. Mas se não tiver um, não há problema. Basta começar o quanto antes! Mas tenha atenção, pois é preciso ser realista. O motivo é simples: em termos de negócios não dá para prever o futuro e criar cenários fantasiosos nunca é uma boa ideia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *