A importância do contador na vida de uma empresa


Uma empresa é sabiamente formada por vários profissionais especialistas em diferentes áreas. É a junção dessa equipe que possibilita que um negócio cresça, seja ele de qual segmento for e independente de seu porte. Entre os muitos profissionais, o contador tem a sua importância!

Você sabe como o contador atua dentro do empreendimento? Entende porque toda empresa precisa contar com este profissional e conhece as formas de se ingressar nessa área de trabalho? Se você tem dúvidas sobre quaisquer desses temas, continue lendo e saiba mais.

Qual é a função do contador?

Desde o planejamento contábil, prestação de contas e estruturação do setor, a função do contador é tal como a base para que o funcionamento da empresa ocorra tranquilamente.

Em contato direto com a Receita Federal, esse profissional administra e acompanha procedimentos que vão desde a abertura da empresa até sua completa legalização frente as juntas comerciais, cartórios e prefeituras. Também é o contador quem regulariza a empresa junto á outros inúmeros órgãos, como o INSS.

Para ter uma melhor aplicação, a função do contador deve levar em conta que este profissional precisa de certa liberdade para gerir ou observar os diferentes departamentos do empreendimento uma vez que todos impactam diretamente nos números finais do negócio.

Qual a importância do contador para a empresa?

Absolutamente tudo passa pela contabilidade do negócio. Especialmente no território brasileiro, em que é necessário fazer inúmeras comprovações para a Receita, o contador é indispensável para o dia a dia dos empreendimentos sendo responsável por garantir, entre outros, que a empresa mantenha-se dentro da legalidade.

Para as pequenas e médias empresas vale a pena destacar que o profissional não precisa ser um contratado direto do negócio. Ou seja, é possível contratar contadores autônomos que prestem o serviço em seus próprios escritórios de contabilidade, diminuindo assim o custo com a folha de pagamento.

Já nas empresas maiores o indicado mesmo é que exista um contador contratado exclusivamente para a administração contábil da empresa. Quanto maior o fluxo de entradas e de saídas na empresa, maior a necessidade de que o contador trabalhe de modo exclusivo.

O que é necessário para se tornar um contador?

Para ser um contador é necessário investir na carreira optando pelos cursos que garantem tal formação. Basicamente, existem opções em todas as gamas para quem busca essa formação. Você pode começar com um curso profissionalizante ou ainda um técnico.

Além disso, é possível ingressar na faculdade para obter a graduação em contabilidade. O contador deverá, ainda, possuir registro no seu conselho profissional para poder atuar neste cargo como um profissional autônomo ou que foi contratado especificamente para a empresa.

O Conselho Regional de Contabilidade é responsável por administrar os profissionais que atuam na função contábil dos negócios. É a este órgão que os contadores devem prestar contas durante a sua rotina. Também é o CRC que deverá lhes auxiliar quando necessário.

Gostou das informações a cerca da função do contador? Quer acompanhar dicas e explicações sobre o assunto e sobre outros temas pertinentes às empresas? Aproveite para acompanhar os conteúdos e faça o negócio crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *