Apesar de ter uma conceituação muito simples, o cálculo de Custo da Mercadoria Vendida, tem um papel fundamental para a gestão das empresas.
Mas, do que realmente se trata esse conceito? O Custo das Mercadorias Vendidas – CMV – diz respeito especificamente ao custo da mercadoria depois de descontados todos os impostos.
O objetivo é se chegar ao valor do lucro bruto, isto é, a diferença que temos entre a receita líquida das vendas e o custo das mercadorias. Em palavras mais simples o CMV indica todos os gastos que recaem sobre o produto até que ele seja disponibilizado para o cliente no ponto de venda.
Nesse sentido, podemos incluir o valor da compra, o seguro para a mercadoria e frete com transporte, entre outros.
Como calcular o Custo de Mercadoria Vendida?
A fórmula para o cálculo do CMV é a seguinte: Custo = Estoque inicial + Compras – Estoque final.Tomemos como exemplo o caso de uma empresa de materiais escolares que precisa contar com um bom suprimento de estoque para atender seus clientes, que costumam ser mais assíduos no início do ano e em período de férias.
Agora, imagine que os gestores da empresa desejam fazer uso do CMV para analisar como está a situação atual. Sendo assim, os números informados pela contabilidade são:
– Estoque Inicial: R$100.000,00
– Novas Aquisições: R$225.000,00
– Estoque final: R$30.000,00
O cálculo de custo será feito da seguinte maneira:
– Custo dos Produtos Vendidos = R$100.000,00 + R$225.000,00 – R$30.000,00
– Custo dos Produtos Vendidos = R$295.000,00
Fazendo esse cálculo percebemos que a nossa empresa de materiais escolares vendeu durante o ano um total de mercadorias que lhe custou R$295.000,00, sendo que, em estoque, restaram somente R$30.000,00.
Essas informações serão úteis para que a empresa possa planejar melhor as compras para o ano seguinte e também avaliar os custos de produção. Mas não é somente isso. Os administradores da empresa poderão fazer um pouco mais listando o estoque por categoria, com isso será possível saber qual a margem de lucro para cada produto.
Assim, há a possibilidade de identificar quais são os produtos que apresentam maior e menor taxa de rentabilidade nos processos de venda.
Cálculo de custo: inventários
São usados dois tipos de inventários atualmente: o permanente e o periódico. Veja a seguir mais informações sobre cada um deles:
Inventário permanente
Aqui o Cálculo do Custo das Mercadorias Vendidas leva em conta as baixas oriundas de cada venda efetuada. São considerados tanto os produtos vendidos quanto aqueles que ainda estão disponíveis. O custo total é resultado da soma das vendas realizadas.
Inventário periódicoO método do inventário periódico é usado quando não existe um controle de estoque. Isso quer dizer que o cálculo do custo não é feito a cada venda realizada.
Logo, há um pouco mais de trabalho para se obter o resultado final. Por meio deste método é necessário realizar um levantamento físico e analisar o estoque final levando em conta o valor das últimas vendas feitas do estoque no período avaliado.
Após se calcular o estoque final verifica-se a diferença entre o total de produtos que se encontram disponíveis para as vendas e o estoque final.
Lembre-se que é por meio do cálculo de custo que será possível para a empresa garantir mais saúde financeira, além de verificar se há lucro ou prejuízo, se os preços das mercadorias estão sendo interessantes para a geração de resultados positivos ou não. E isso, apenas para citarmos alguns dos benefícios.