Como evitar pouco dinheiro no caixa?


5 dicas para um planejamento eficiente

Ter dinheiro no caixa da empresa é um assunto que sempre interessa aos empreendedores e empresários, não é mesmo? Entretanto, quantos se dedicam realmente a realização de um planejamento financeiro para estar sempre no azul?

Se você faz parte do grupo que quer encontrar formas de melhorar a saúde financeira do seu empreendimento, com certeza você está no lugar certo!

A seguir encontram-se dicas simples que quando postas em prática geram um verdadeiro impacto no caixa do negócio. Acompanhe e tome nota para aplicar no dia a dia do seu empreendimento a partir de agora!

1.Não abra mão do fluxo de caixa 

A primeira dica para sempre ter dinheiro em caixa e nunca ficar no negativo é fazer o fluxo de caixa do negócio. Mas, o que é um fluxo de caixa, afinal de contas?

Local em que são anotadas todas as entradas e saídas financeiras do empreendimento, dia após dia, é o documento (ou programa) que ajuda no planejamento da empresa apresentando de forma dinâmica de onde estão vindo os rendimentos e para onde estão indo.

E atenção: Tudo deve ser anotado no fluxo de caixa! Desde o gasto com um simples café até os recebimentos expressivos. Absolutamente tudo deve ser registrado, certo?

2.Lance recebimentos e não vendas

Muitas empresas se afundam e ficam no vermelho por um simples equívoco no momento de lançar suas vendas. Ao invés de registrar o valor recebido, os registros acabam sendo do valor integral da venda alterando a planilha e tornando-a enganosa.

Para fugir disso, vale a pena se atentar e lançar apenas dados e valores verídicos. Se a empresa fez uma venda em parcelas, lance apenas os valores conforme o recebimento acontecer para não maquiar os números reais, certo?

3.Diminua os gastos e os custos da empresa

Para sobrar dinheiro no caixa da empresa é imprescindível considerar muitos pontos dentro do planejamento financeiro. Um deles, evidentemente, é o corte dos gastos supérfluos. Diminuir os gastos com água, luz, telefone e cafezinho são bons exemplos de como fazer o dinheiro sobrar no caixa do negócio.

Também é válido buscar por alternativas que diminuam os custos para que os produtos e serviços tenham melhores margens de ganho e mantenham-se competitivos no mercado.

4.Precifique produtos e serviços corretamente

Saber precificar seu produto/serviço corretamente é indispensável para sempre ter dinheiro no caixa. Infelizmente, muitos empreendedores erram para menos ou para mais prejudicando os ganhos do negócio.

Quando sua empresa cobra para menos por uma mercadoria ou trabalho o lucro é menor e pode não cobrir todos os gastos e custos do empreendimento. Quando o preço está alto demais seu produto pode encalhar nas prateleiras ou seu serviço não ser encomendado.

5.Use a tecnologia a favor do seu negócio

Vale lembrar que usar softwares para inserir os valores e acompanhar o planejamento financeiro é importantíssimo.

Hoje em dia a maior parte dos programas trabalha com praticidade e agilidade, o que é muito bom.

Outro ponto de destaque sobre esses programas é que eles oferecem relatórios que permitem uma avaliação dinâmica de todas as entradas e saídas.

Gostou das dicas que foram dadas neste artigo sobre o planejamento financeiro? Quer acompanhar outros conteúdos como este para melhorar o seu empreendimento e ter sempre bons lucros no seu dia a dia? Se inscreva e receba newsletters, não perca nenhuma publicação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *