Como fazer controle de contas a receber em 5 passos


Em palavras simples as contas a receber são constituídas dos ativos que determinada empresa recebe decorrente das vendas que foram realizadas a prazo ou por qualquer outro tipo de forma de pagamento que não seja imediato.

Na realidade, o processo de ter contas a receber existe em qualquer meio desde empresas físicas às online. E não é algo raro, é uma tradição. Nesse sentido precisamos considerar fatores importantes para promover o controle de contas da movimentação financeira da empresa. Claro que tudo isso deve ser algo planejado, feito de perto e sempre com uma planilha para auxílio.

Logo a seguir você poderá conferir 5 dicas práticas para melhorar e otimizar o controle de contas de sua empresa. Confira.

1.Esqueça os papéis para organizar as finanças de sua empresa

Amontoados de papéis e anotações mais atrapalham do que ajudam no controle de contas. Lembrar-se de que duplicatas, de contas a receber e das datas de vencimento não é algo que pode ser guardado mentalmente ou com papéis que podem correr o risco de serem perdidos ou pior, conter informações erradas.

Atualmente a tecnologia, especialmente os sistemas de gestão, são as ferramentas mais indicadas para quem quer ter um controle de contas bem eficiente. Opções não faltam. O que o empreendedor deve fazer é pesquisar aqueles que melhor se adapta às suas necessidades. Isso nos leva ao segundo ponto:

2.Selecione um software de gestão

Caso você já esteja acostumado um pouco com planilhas de controle é hora de evoluir. Nesse sentido entram os sistemas de gestão. Perceba que essa ferramenta é um dos recursos mais eficazes que você poderá contar para o controle de contas de sua empresa.E não se preocupe se nunca tiver utilizado um. Atualmente todas as empresas que fornecem esse serviço oferecem recursos de suporte para seus clientes. Além disso, em qualquer eventualidade, a solução é muito mais rápida do que nos métodos tradicionais. Aliás, há opções para controles de contas de todos os tamanhos e tipos que você precise para sua empresa.

3.Disciplina para o controle das contas

Fator fundamental. Se o objetivo é uma mudança de posição na área, a empresa precisa ter disciplina e planejamento para analisar qual é o momento certo de realizar as mudanças necessárias. Entretanto, nunca esqueça que sua empresa depende do dinheiro, por isso, nunca deixe de atualizá-lo com a maior frequência possível. Deixando o tempo passar para fazer lançamentos é bem provável que erros sejam cometidos.

4.Ponto de equilíbrio

Um dos primeiros passos para a implantação de um controle de contas eficiente é identificar um ponto de harmonia (ou equilíbrio). Ou seja, a empresa precisa ter uma análise de preços sólida para saber o quanto pode gastar e que tipos de itens trazem mais resultados positivos. Isso será ótimo, não apenas para sua empresa, mas também para seu cliente.

5.Fluxo de caixa

Nosso último ponto diz respeito a um dos pilares do controle financeiro: o fluxo de caixa. Afinal, é por meio dele que a empresa sabe quanto entra e quanto sai. Se tudo o que falamos até agora for aplicado essa parte será relativamente fácil, já que boa parte dos dados já estará pronta.Por fim, vale lembrar que fazer o controle de contas de uma empresa não é fácil, especialmente para quem nunca se preocupou com isso. Mas é essencial se o objetivo for o sucesso. O controle de gastos evitará que o dinheiro seja investido em locais incorretos, em ações equivocada dentre tantas outras coisas. E pior, isso tudo dentro da empresa.Então, que tal começar a aplicar um passo de cada vez dos que trouxemos até aqui para que mudanças sólidas comecem a acontecer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *