Tenha a vida da sua empresa em suas mãos


Um dos principais diferenciais entre um sistema de gestão local e um sistema de gestão na nuvem pode ser observado já na sua implantação.

Neste último caso, tudo ocorre na nuvem e o sistema é instalado em vários servidores que podem ser tanto nacionais quanto estrangeiros.

No ERP local o sistema é instalado em servidores da própria empresa, sendo que boa parte deles ainda precisam ser instalados nos terminais onde os colaboradores atuam.

A seguir, selecionados alguns diferenciais e benefícios do sistema de gestão na nuvem para sua empresa. Confira!

Segurança de dados

Para as empresas, a segurança de dados é um fator fundamental. Sendo assim, é necessário que exista um controle eficiente sobre eles e sobre aquilo que é gerado pelos funcionários.

Atualmente há uma infinidade de serviços e recursos de nuvem, que possibilitam controlar de forma personalizada o acesso às informações de acordo com a função do colaborador. Além disso, ainda é possível definir horários em que estas informações poderão ser visualizadas.

Redução de custos

Com um sistema de gestão na nuvem é possível ter uma visão muito mais ampla de aspectos importantes para a administração da empresa. Por exemplo, ele permitirá um controle de estoque mais eficiente e rigoroso. Como consequência, não teremos compras de produtos em excesso, ou ainda o desperdício deles. O resultado é a redução de custos, claro.

Atualizações constantes

No ERP tradicional o suporte é feito por uma equipe especializada de TI. Eles ficam a cargo de otimizações e correção de erros, por exemplo. Vale lembrar que o atendimento é feito individualmente, ou seja, quem tiver problemas provavelmente terá que aguardar o técnico estar disponível.

Com um sistema na nuvem, quando há novas atualizações, elas são disponibilizadas imediatamente sendo que a distribuição é muito mais rápida. Além disso, há o fator praticidade já que com poucos passos tudo estará resolvido. Por ajudar na economia de dinheiro e tempo na execução dessas tarefas, esse tipo de sistema tem ganhado espaço entre pequenas e médias empresas.

Planejamento

Na computação em nuvem, serviços relacionados a TI podem ser configurados e alterados a qualquer momento. Como poucos passos é possível modificar e rever as soluções que estão sendo praticadas no negócio. 

Esse aspecto acaba incidindo sobre o planejamento futuro da empresa, uma vez que toda a capacidade da companhia de guardar recursos estará baseada em uma infraestrutura criada especificamente para o seu negócio.

Acesso em qualquer lugar

Sistemas de gestão na nuvem não estão limitados a locais físicos. Sendo assim, gestores e funcionários poderão desempenhar suas atividades em qualquer local. Isso é fundamental, por exemplo, para profissionais que precisam viajar e ainda assim ter acesso aos dados da empresa.

Custos

Como a empresa paga somente pelo volume de armazenamento e processamento de que precisa o custo é bem menor. Não há o risco de comprar um sistema de gestão para utilizar apenas 10% de sua capacidade. Caso a empresa necessite de mais poder de performance poderá aumentar suas operações contratando novos upgrades.

Além disso, vale destacar que não vamos ter que investir em algo que apenas usaremos lá na frente. Ou seja, a empresa tem exatamente aquilo que quer e precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *