Erros comuns na implementação de um software ERP


Já é de conhecimento de boa parte das empresas que fazer uso de um sistema de gestão, em especial o ERP, pode ser uma decisão que irá alavancar seu negócio. Pois seu uso otimiza processos, reduzindo tempo e recursos gastos no trabalho. 

Porém muitas vezes são cometidos erros na hora de escolher o melhor software para sua empresa, que podem causar grandes prejuízos para o seu negócio, e todo investimento será completamente em vão. Mas é errando que se aprende. E conhecendo os erros você consegue então evita-los, para não ter dores de cabeça no futuro.

A seguir veja alguns dos erros mais comuns na implementação de um software de gestão ERP para pequenas e médias empresas.

Não fazer um planejamento adequado

Para que qualquer projeto funcione e dê lucros, é preciso investir tempo e recursos, e pular essa etapa pode deixar seu sistema mau-otimizado. Também é importante que uma equipe seja incumbida de fazer toda a manutenção e mapeamento dos processos. É nessa etapa que você avalia as necessidades da sua empresa, para que a ferramenta atenda todas com êxito.

Não avaliar bem a ferramenta

Algumas empresas ao decidirem fazer a implementação do ERP aceitam a primeira proposta do fornecedor, sem analisar se aquela ferramenta é a mais adequada para a empresa. Em vez disso, deve-se comparar a proposta do fornecedor com a de outros, e procurar por reclamações e avaliações de clientes. Leve também em consideração características da sua empresa, como porte e o ramo de atuação.

Não fazer manutenções constantes

Com o avanço tecnológico, a ferramenta que sua empresa está utilizando pode facilmente se tornar obsoleta. Um erro grave que as empresas cometem é esquecer de fazer manutenções constantes, achando que poderão utilizar a ferramenta do jeito que está por um ou mais anos. Fazer manutenções regularmente e atualizar o sistema trará melhorias nos processos realizados diariamente.

Falta de treinamento dos colaboradores

Ao implementar um novo sistema de gestão empresarial é importante não se esquecer de que quem utilizará o sistema muitas vezes, não será você, e sim seus colaboradores. Portanto invista em treinamento para o seu pessoal. Fazendo isso você evita que um problema se torne uma bola de neve por não saber como lidar com aquela situação.

Ignorar o suporte

Mesmo que o treinamento ajude sua equipe a trabalhar melhor com as ferramentas do software em questão, será necessário ainda suporte técnico de profissionais especializados na área. Antes de finalizar o contrato, veja se o fornecedor disponibiliza suporte técnico e, se sim, não hesite em solicitá-lo sempre que achar necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *