Funcionalidades indispensáveis em um ERP


Primeiramente, o que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resourse Planning, que significa planejamento de recursos empresariais, ou seja, são sistemas de gestão que cuidam de todas as operações que acontecem diariamente na sua empresa. Disponibilizando visibilidade, funções analíticas e eficiência em todos os aspectos do seu negócio.
O ERP possui um pacote de funcionalidades básica, que se integram entre si. Formando assim, uma base que é utilizada por diversos departamentos. Seu pacote de funcionalidades contemplam as áreas da empresa, como:

  • Faturamento;
  • Estoque;
  • Departamento financeiro;
  • Contabilidade e tributário.

Integração de informações

O ERP é capaz de integrar informações. Quando uma empresa trabalha com sistemas diferentes para cada departamento que não “conversam” entre si, os mesmo dados podem ser inseridos em diversos programas, gerando um acumulo de informações desnecessárias para alguns departamentos. Por isso a integração é fundamental. Desse modo, os colaboradores que necessitam trabalhar com determinadas informações tem acesso a elas de forma rápida e segura, agilizando os processos.

Automatização de processos

Quando uma empresa não trabalha com processos automáticos, ela precisa de um funcionário que o faça. Isso muitas vezes atrasa a realização de outras atividades ou gera a ocorrências de erros. Isso tem impacto direto na folha de pagamento. Automatizar um processo, elimina esse problema, desencadeando todos os outros procedimentos correspondentes ao processo. Assim, cria-se um padrão lógico, para que os dados sejam transformados em informações, garantindo precisão nas operações e redução da necessidade de pessoal.

Emissão de relatórios gerenciais​​​​

Os relatórios são uma parcela muito importante para as tomadas de decisões de uma empresa. Mas compilar esses dados manualmente, ou utilizando planilhas, consome muito o tempo dos funcionários, além de ser trabalhoso e não ter grande precisão, podendo haver erros. Um software possibilita que esses erros sejam reduzidos. Rapidamente o usuário pode selecionar as informações que deseja e emitir um relatório com dados atualizados sempre que precisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *