NF-e 4.0


Se você entende ou está próximo ao mundo contábil com certeza já sabe das alterações da NF-e 4.0, entretanto nem todos possuem o mesmo tipo de conhecimento. Tirando o sono de alguns empresários e empreendedores, que já tiveram que aprender sobre o certificado digital, este conteúdo é um resumo sobre as mudanças trazidas pela nova versão da nota.

Acompanhe a seguir o básico que você precisa saber a respeito da NF-e 4.0 e tire suas dúvidas!


O que é NF-e 4.0?

Primeiramente, NF-e 4.0 é o nome dado à nova versão da nota fiscal eletrônica. Assim como modelos passados foram alterados e modernizados, é importante progredir com a nota a fim de que se acompanhe a demanda e as necessidades do mercado.

Quais são as principais alterações da NF-e 4.0?

São várias as alterações trazidas pela NF-e 4.0, entre elas vale mencionar que o protocolo SSL não será mais utilizado como padrão para a comunicação. A partir desta versão, será adotado o uso do protocolo TLS 1.2 ou superior visto que este protocolo oferece maior segurança.

Outra modernização é que agora o empresário poderá checar qual valor de sua nota está sendo destinado ao ICMS. Você deve se lembrar que antigamente não era possível fazer essa verificação!

Na área específica para o registro do pagamento, a NF-e 4.0 torna-se ainda mais precisa. A partir de agora será necessário preencher dados como troco, forma de pagamento – se em cartão de crédito ou débito, dinheiro, cheque ou vale alimentação – tudo isso no grupo de informações do pagamento dentro desse novo layout.

Por falar em grupo, outro que foi criado nessa nova versão é da rastreabilidade do produto. Nele serão acrescidas informações como número do lote do produto, quantidade de produto no lote, data de fabricação e de validade. Outro acréscimo de grupo trazido pela NF-e 4.0 é o grupo combustível e as novas modalidades de fretes.

Quando começam a valer as alterações?

As mudanças, que são muitas fora as apresentadas neste conteúdo, já passaram a valer em 02 de julho. Portanto, é possível que você tenha reparado que agora não se pode mais emitir notas que estejam, de algum modo, fora do novo padrão que foi estabelecido, certo?

A fim de não ter problemas no dia a dia dos negócios, modernizar e adequar cada uma das alterações é a melhor alternativa para não ter dores de cabeça!

As alterações são motivo de preocupação?

Por fim, vale destacar que o uso do certificado digital e da nova NF-e 4.0 não geram, de forma alguma, preocupação ou prejuízo para os negócios. O único ponto que realmente importa é que é necessário atentar-se para fazer a alteração para o novo modelo, no mais não há muito com o que se preocupar.

O uso da NF-e 4.0 é bastante simples, dinâmico e intuitivo. Além disso, existem algumas opções de cursos e passos na internet com que você pode contar para tirar suas dúvidas e passar a usar o novo modelo e layout!

Gostou das informações dadas neste artigo sobre as alterações trazidas pela NF-e 4.0? Quer acompanhar outros conteúdos que como este vão esclarecer mudanças na área contábil indispensáveis para o seu empreendimento? Aproveite para se inscrever!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *