Plano de negócios: Como elaborar?


O plano de negócio, ou plano empresarial, é um documento que pode servir como um roteiro, um guia, quando há a intensão de se iniciar um negócio, podendo ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão.

O plano irá orientar você na busca de informações sobre o ramo em que quer iniciar seus serviços, ou onde quer oferecer seus produtos, possíveis clientes, concorrências, entre outros fatores.

Alem disso, um bom plano de negócio pode evitar futuros gargalos sobre o que você tem pouco conhecimento. Com ele você pode determinar se uma ideia tem potencial.

Ter um plano demonstra estar preparado para oferecer seu produto ou serviço para o cliente da forma mais eficiente possível sempre. Pode parecer ser difícil criar um plano de negocio, não é mesmo? Mas não é. A seguir você verá algumas vantagens de ter um, e dicas de como consegui-lo.

Benefícios do plano de negócios

  • Orienta o empreendedor na sua iniciativa de negócio;
  • Mapeia de forma detalhada: o que será feito; por quem; e como será feito; para que os objetivos sejam alcançados;
  • Identifica seus pontos fortes e fracos em relação a concorrência e o ambiente em que se atua;
  • Define seus diferenciais, objetivos financeiros e estratégias;
  • Identifica os riscos e como minimiza-los, através do planejamento adequado.
  • Junte informações 

    Para iniciar seu plano de negócio, você deve saber quem são seus clientes, concorrentes, fornecedores, além de dar detalhes sobre os serviços que irá oferecer. O levantamento dessas informações pode ser feito por meio de questionários, entrevistas com possíveis clientes, ou por meio de empresas especializadas que façam esse serviço. Quanto mais informações especificas o empreendedor tiver, maior serão suas chances de sucesso, por exemplo, na elaboração de um plano de marketing tendo um bom retorno, com base nos seus investimentos.
    Outro ponto importante: Saiba lidar com imprevistos. Principalmente no início do seu negócio, imprevistos virão para testá-lo. Saiba lidar com eles, aceite o desafio. É o que deixa o resultado final ainda mais satisfatório, então crie manobras para dar a volta por cima.

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    lano de marketing

    No plano de marketing você deve dar uma descrição de forma detalhada de seus produtos, deixando claro as cores, tamanhos, qualidades, rótulos de marcas e tudo mais que se aplica ao seu produto. Isso será de grande ajuda para identificar como serão as vendas e como fazer para impulsiona-las. Faça as seguintes perguntas:

    • Como descrever o meu produto? O que é?
    • Meu produto tem o preço adequado?
    • Como meu produto chegará ao cliente?
    • Será loja física ou venda online?

    Depois deverá ser feita uma avalização, para observar se as ações executadas estavam de acordo com o que foi planejado.

    Plano operacional

    Esse plano visa gerar resultados a curto prazo e descreve as tarefas a serem realizadas pelos colaboradores. Ele cuidará da rotina da empresa, garantindo o cumprimentos de responsabilidades dadas aos colaboradores de acordo com suas políticas e conformidades, focado na eficiência.

    Sempre revise

    Por mais cauteloso que tenha sido com  seu planejamento, sempre revise-os, anote as medidas que já foram tomadas, para tornar mais eficaz a reformulação de alguma boa ideia que você tenha tido ou não repetir uma ruim. Isso garante que você não perca tempo, nem dinheiro investindo em coisas que não trarão um retorno positivo.

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