Vendas/compras


No módulo - Operações Vendas:

Neste momento você poderá realizar uma venda de seus produtos. Para realizar a venda você precisa primeiramente ter cadastrado: “Produto”, “Cliente/Fornecedor”, “Vendedor”, “Conta bancaria” caso seja venda em boleto.

Abas de situações

Cada aba contém dados em diferentes situações, para melhor visualização das etapas, inicialmente ao inserir uma venda ou compra, o registro vai para a aba de “Orçamentos”, após concluídos passa para a Aba de “Concluídos” e o mesmo para a aba de “Cancelados”.

Inserir Venda

Para inserir uma venda vá ao gerenciador de “Vendas” e clique no botão Inserir.

Insira a quantidade, escolha o produto, o campo “Valor” deverá apresentar o preço de venda que foi cadastrado no produto, caso não tenha sido cadastrado o preço você pode inserir ou até mesmo altera o valor nesta tela. Após adicionar o produto, ele irá para a lista no lado direito, onde pode ser excluído do orçamento caso haja necessidade.

Concluir a venda, clique no botão “Receber/Concluir” no painel de ações. Preencha as informações apresentadas na imagem abaixo, no campo documento dependendo do tipo escolhido deverá informar a quantidade de parcelas desejadas (EX: vendas de cartões de credito, notas promissórias e etc.) após preencher os campos clique em Salvar.

Cancelar um orçamento ou uma venda, clique no botão “Cancelar” coloque o motivo e clique em sim.

Obs.: O valor deve ser o preço unitário do produto.

Compras:

Compras feitas para a sua empresa. Para realizar uma compra você deve primeiramente ter cadastrado: “Produto”, “Cliente/Fornecedor”, “Centro de custo”.

Gerenciador Compras

O gerenciador de compras é semelhante ao gerenciador de vendas. A principal diferença é a conclusão do orçamento para gerar a compra você terá que selecionar a conta contábil a qual será inserida a despesa.

As contas contábeis são representações escrituradas de bens, direitos, obrigações, capital, reservas, etc. de uma entidade. Tem por finalidade de registrar as movimentações transcritas do livro diário. Cada fato contábil é transportado para as respectivas contas, com sua data, histórico e valor.

Botões:

Ação que irá auxiliar a criar uma nova venda/compra. Informe a quantidade, produto e valor. Clique no adicionar. Apenas os campos com a descrição em laranja são obrigatórios. 

Painel de ações:

Detalhar: Apresenta todas as informações referente à operação em questão, separando os dados entre abas para melhor organização e entendimento.

Alterar: Aqui você pode editar os dados da operação em questão. Obs.: operações concluídas não podem ser alteradas.

Adicionar cliente: Adiciona um novo cliente a venda.

Cancelar: Cancela a operação, no caso de cadastro de clientes ou produto inativa a pessoa ou item.

Receber/concluir: Conclui a operação, sendo ela recebimento ou pagamento.

Gerar nota fiscal: Ação que irá gerar uma nota fiscal. Escolha o modelo NF-e(55) e NFC-e(65), clique em gerar. Apenas os campos com a descrição em laranja são obrigatórias.

NFe status: Caso haja alguma complicação depois de gerar a nota fiscal, "NFe status", verifica o que houve de errado com a nota e o porque.

Espelho da venda: Ação que irá imprimir o espelho da venda.

Documento fiscal (NFe/NFCe): Este botão irá imprimir o documento fiscal da nota fiscal ou cupom (NFe, NFCe) da venda.

Documento de garantia: Este botão irá imprimir o documento de garantia que estiver disponivel para esta venda. Os documentos disponivel atualmente são: Nota promissoria e boleto.